terça-feira, 22 de março de 2011

COMO MELHORAR SUA MEMÓRIA - PARTE II








  1. Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a sua memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.

1-Estimular a memória. Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar. Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.
2-Prestar atenção. Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos. Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.
3-Relaxar. É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.

4-Associar fatos a imagens. Aprenda técnicas de associação de informacão .Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.
5-Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente". Exercício:

-Feche os olhos imagine um bife frito, grande e suculento.

-Sinta o o aroma e a maciez da carne.

-Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.

Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho! Faça exercícios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taça de sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc.
6-Alimentos. Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.

7-Água. A água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas.

8-Sono. Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, etc.

BOM TRABALHO!!!

LEMBRE-SE: "PENSAR DOI"

quarta-feira, 16 de março de 2011

VAMOS PENSAR NA FIGURA ABAIXO E RESPONDER A PERGUNTA

"Em Gestalt, explicamos esse "fenômeno da percepção” através da decomposição e imediata recomposição das partes em relação ao todo. Não é muito diferente com a imagem comunicativa. Os mesmos elementos da figura artística se aplicam à comunicação visual, inclusive a retórica. Uma imagem é capaz de ter a mesma eloqüência que um discurso falado ou mesmo que um livro. Tudo depende da ordem e da intensidade em que são organizados: a sua configuração ou Gestalt. Seja texto ou imagem, estamos lidando com discursos da propaganda, e daí devemos perseguir sempre os elementos fundamentais desses objetos de análise".

Este é um esquimó ou a cabeça de um índio?


quinta-feira, 10 de março de 2011

SEU CÉREBRO PRECISA SER EXERCITADO



O cérebro, como todo mundo gosta de dizer, é como um músculo: para se desenvolver, precisa ser exercitado. E mais: se você não “malha”, os neurônios se perdem. Apesar do grande desenvolvimento do cérebro ser durante a infância, o órgão nunca deixa de criar e reformar conexões entre as células. Para que isso ocorra, basta manter a atividade intelectual sempre em alta. Para isso, vale desde matar o tempo com palavras-cruzadas até aprender chinês. Os especialistas recomendam uma hora de exercícios que estimulam o raciocínio por dia.
Exercícios físicos e alimentação saudável colaboram muito no funcionamento dos neurônios, pois ajudam a manter o cérebro irrigado e distante do estresse excessivo. O cérebro absorve cerca de 20% de toda a energia consumida pelo organismo.

Aqui vão algumas dicas:
Quebre a rotina: Escute uma música que você goste por uns 10 minutos.
Experimente tomar banho de olhos fechados. O cérebro fica em estado de alerta: os sentidos se aguçam – visão, olfato, tato. A propriocepção, capacidade de reconhecer os membros em relação ao corpo, aumenta.
Tente escovar os dentes com a mão esquerda, se for destro. O cérebro é obrigado a processar informação nova.
Durma bem: Se você dorme menos de 8 horas por noite, atrapalha a reorganização da memória e a recuperação das células lesadas. Mantenha o sonho em dia, e crie o hábito de dormir e acordar nos mesmos horários.
Cafeína: Cuidado com seu execesso.
Estude línguas: Ative a área da linguagem no cérebro. Quanto menos raízes uma língua estrangeira tem em comum com o português, mais estimulante. Corra para o curso de chinês, japonês, russo…
Desenvolva a memória: Tente lembrar de cabeça os números de telefones que você mais usa. Esqueça a lista de compras em casa de propósito e tente lembrar de cabeça o que estava escrito (ou o que falta em casa). Essas são dicas para forçar mesmo o cérebro.
Dicionário: Escolha ao acaso palavras difíceis no dicionário. Agora tente usá-las em uma conversação normal.
Palavras cruzadas: Faça pelo menos uma palavra cruzada por dia. Em pouco tempo você verá que leva cada vez menos tempo para solucioná-los. E aumente o nível de dificuldade gradativamente.
Mude sua Rota: Passe por caminhos diferentes quando for ao trabalho ou para a Faculdade.
Essas são algumas dicas. Invente a sua!!!!!!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Núcleo de Apoio Psicopedagógico


1-O QUE É O NAP?

O NAP Núcleo de Apoio Psicopedagógica é oferecido pela FIC/DOCTUM que visa prestar orientação psicopedagógica à Comunidade Acadêmica, com acompanhamento aos alunos, de acordo com suas necessidades, desde o momento em que ingressam no curso superior até a conclusão dos estudos. Este setor desenvolve um serviço especializado que tem sua atuação direcionada às dificuldades do processo de ensino-aprendizagem, à vida acadêmica, com atendimento a alunos e professores de maneira individual ou grupal.

2-OBJETIVO GERAL
Estar atento às questões que permeiam o contexto do ensino superior e a atuar procurando analisar e orientar os discentes e docentes em suas eventuais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.


3-ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO NAP


1.Orientação Psicopedagógica aos estudantes: com acompanhamento aos alunos, de acordo com suas necessidades, desde o momento em que ingressam no curso superior até a conclusão dos estudos.
2.O atendimento envolve os seguintes aspectos: o processo ensino-aprendizagem, acolhimento acadêmico, apoio a ações extra-sala de aula e a dificuldades pessoais e de relacionamento, além das questões ligadas a decisões profissionais. Por sua natureza Psicopedagógica o NAP é formado por um profissional da área da psicologia com especialização em psicopedagogia.
3.ANÁLISE DO SUJEITO NO SEU CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL



4-MODALIDADES DE ATENDIMENTO:

1-Acompanhamento Cognitivo;

2-Acompanhamento Psicológico;

3-Orientação Pessoal;


4-Orientação Profissional

5-PALESTRAS


4-AGENDAMENTO

Os agendamentos para atendimento podem ser feitos pelos próprios estudantes via telefone com Ednéia (Coordenação Geral) 3322-6217, ou por encaminhamento dos coordenadores e professores de cursos.


4.1--LOCAL E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O serviço de apoio psicopedagógico da FIC/DOCTUM funciona semanalmente de 2ª feira a 5ª feira, das 18:00 as 22:00 horas e 6ª feira das 19:00 as 23:00 na sala do NDE (Núcleo Docente Estruturante

O serviço é gratuito
Responsável: Michelina D`Windson de Oliveira - Psicóloga com especialização em psicopedagogia - CRP - 04/33957