
O cérebro, como todo mundo gosta de dizer, é como um músculo: para se desenvolver, precisa ser exercitado. E mais: se você não “malha”, os neurônios se perdem. Apesar do grande desenvolvimento do cérebro ser durante a infância, o órgão nunca deixa de criar e reformar conexões entre as células. Para que isso ocorra, basta manter a atividade intelectual sempre em alta. Para isso, vale desde matar o tempo com palavras-cruzadas até aprender chinês. Os especialistas recomendam uma hora de exercícios que estimulam o raciocínio por dia.
Exercícios físicos e alimentação saudável colaboram muito no funcionamento dos neurônios, pois ajudam a manter o cérebro irrigado e distante do estresse excessivo. O cérebro absorve cerca de 20% de toda a energia consumida pelo organismo.
Exercícios físicos e alimentação saudável colaboram muito no funcionamento dos neurônios, pois ajudam a manter o cérebro irrigado e distante do estresse excessivo. O cérebro absorve cerca de 20% de toda a energia consumida pelo organismo.
Aqui vão algumas dicas:
Quebre a rotina: Escute uma música que você goste por uns 10 minutos.
Experimente tomar banho de olhos fechados. O cérebro fica em estado de alerta: os sentidos se aguçam – visão, olfato, tato. A propriocepção, capacidade de reconhecer os membros em relação ao corpo, aumenta.
Tente escovar os dentes com a mão esquerda, se for destro. O cérebro é obrigado a processar informação nova.
Durma bem: Se você dorme menos de 8 horas por noite, atrapalha a reorganização da memória e a recuperação das células lesadas. Mantenha o sonho em dia, e crie o hábito de dormir e acordar nos mesmos horários.
Cafeína: Cuidado com seu execesso.
Estude línguas: Ative a área da linguagem no cérebro. Quanto menos raízes uma língua estrangeira tem em comum com o português, mais estimulante. Corra para o curso de chinês, japonês, russo…
Desenvolva a memória: Tente lembrar de cabeça os números de telefones que você mais usa. Esqueça a lista de compras em casa de propósito e tente lembrar de cabeça o que estava escrito (ou o que falta em casa). Essas são dicas para forçar mesmo o cérebro.
Dicionário: Escolha ao acaso palavras difíceis no dicionário. Agora tente usá-las em uma conversação normal.
Palavras cruzadas: Faça pelo menos uma palavra cruzada por dia. Em pouco tempo você verá que leva cada vez menos tempo para solucioná-los. E aumente o nível de dificuldade gradativamente.
Mude sua Rota: Passe por caminhos diferentes quando for ao trabalho ou para a Faculdade.
Essas são algumas dicas. Invente a sua!!!!!!
Adorei os exercícios de memória... vou começar a praticar... Principalmente o dicionário, além de estimular o cérebro vai ajudar os estudantes de direito a treinarem um bom vocabulário jurídico...
ResponderExcluir