domingo, 29 de abril de 2012
Dicas de uma boa alimentação para concurso, prova e vestibular
٭ Não fique longos períodos sem se alimentar. O ideal é fazer pequenas refeições, de três em três horas, para evitar a hipoglicemia.
٭ Procure substitutos para o café. O chá verde é uma boa opção.
٭ Hidrate-se bastante. Quando o corpo está desidratado a sensação de fadiga é grande. O ideal é ingerir em torno de dois litros de água, sem gás, por dia.
٭ Durma o quanto você necessite para ficar bem disposto. Não beba nada com cafeína para não prejudicar o sono.
٭ Evite o uso de sobremesas e doces nos intervalos das refeições. Não esqueça que eles são “energéticos temporários” e podem provocar a hipoglicemia.
٭ Prefira frutas secas (ameixa seca, damasco seco, por exemplo) nos intervalos para promover energia.
٭ Diminua ou substitua o açúcar refinado das receitas de doces por açúcar mascavo, mel ou suco de frutas concentrado.
٭ Devagar com alimentos gordos no prato. Use mais carnes magras, evite as frituras, molhos gordos e adição de óleo nas preparações culinárias.
٭ Mastigue bem os alimentos. O ideal é que mastiguemos de 20 a 30 vezes a porção ingerida, pois a boa ou má digestão começa na boca, com a ação das glândulas salivares sobre os alimentos. Lembre-se, o estômago não tem dentes.
Alimentos que anti- estresse
٭ Maçã possui actidina, uma enzima que melhora a circulação sanguínea. É rica em vitaminas A, B1 e B2, além de fósforo e potássio, combate o estresse e a fadiga.
٭ Uva passas contém ferro, potássio e quercitina, substância que reduz os níveis de colesterol e atua contra a formação de coágulos no sangue.
٭ Pêra rica em fibras e potássio, é excelente para a digestão.
٭ Ameixa além de ser digetiva e indicada para quem tem intestino preso, ameixa seca tem quase o dobro do poder antioxidante do que qualquer outra fruta ou vegetal, um verdadeiro elixir da juventude.
٭ Uva•rica em complexo B, garante o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda o corpo a transformar energia.
٭ Castanha e azeite de oliva são fontes de gordura mono e poliinsaturadas, reduzem o mau colesterol e, por serem digeridas lentamente, fornecem energia aos poucos.
٭ Couve e agrião contêm cálcio, ferro e fósforo, todos minerais indispensáveis para combater o cansaço.
٭ Manga é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico.
٭ Atum fornece ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e proteínas (elementos indispensáveis para o bom funcionamento do sistema nervoso e músculo).
٭ Cenoura possui magnésio, potássio e vitamina C, responsáveis pela boa disposição.
٭ Espinafre tem ferro (mineral que transporta o oxigênio no nosso organismo e previne a anemia, doenças que causa cansaço e desânimo) e magnésio (mineral responsável pela contração muscular).
٭ Banana, laranja, couve e batata rico em potássio. Ajudam a equilibrar a química cerebral e evitam cãibras.
٭ Vegetais de folhas verde-escuras ricas em magnésio e clorofila que garantem o transporte de oxigênio no sangue, dando mais disposição.
٭ Beterraba e feijão são alimentos ricos em ferro, o que ajuda na oxigenação dos tecidos.
٭ Sementes de gergelim, girassol e abóbora ricos em zinco e proteínas que estimulam o metabolismo de carboidratos, gerando mais energia.
٭ Mamão e abacaxi o mamão contém a papaína e o abacaxi a bromalina, que ajudam na digestão de proteínas e na desintoxicação do corpo. Consumas antes ou depois das refeições ricas em carne para que sua energia não seja “roubada”.
٭ Pães, grãos e cereaiscarboidratos complexos que aumentam a energia, sendo muito importantes na atividade física. Quanto mais ricos em fibras melhor, por isso prefira arroz e cereais integrais.
٭ Mel é um alimento que contém ferro e vitaminas do complexo, é altamente energético. Para reposição rápida de energia, use o mel, mas não abuse, ele é altamente calórico e contra-indicado para pessoas diabéticas ou em casos de hiperglicemia.
Referência Bibliográfica:
- Stürmer, Joselaine. Comida: um santo remédio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Dra. Eliséia Fabiana de Carvalho
Nutricionista – CRN1658
4ª Cultural revela talentos na FIC
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) está desenvolvendo um projeto diferente e inovador. O “4ª Cultural” é um espaço interessante dado aos alunos e funcionários da instituição para mostrarem seus talentos e habilidades. “A ideia nasceu de uma reflexão do NAP com o professor Pedro Leitão a partir da necessidade de possibilitar aos graduandos um momento de descontração e lazer dentro da FIC”, explica a coordenadora do NAP, Michelina Dwindson de Oliveira. “Dar início ao projeto foi ao mesmo tempo angustiante e motivador. Angustiante pela ansiedade de perceber como seria a aceitação do projeto pelos anos, se participariam, ficariam tímidos... Motivador foi observar a participação e a receptividade deles”, complementa.
A “4ª Cultural” já reuniu vários talentos universitários. A primeira apresentação contou com a participação do aluno do 5º período A de Engenharia Civil, Tales juntamente com o maestro Eroni. “Foi muito bom participar do projeto. Fizemos uma dupla e nos apresentamos durante o intervalo das aulas. Gostei da proposta de mostrar nosso talento. Espero participar mais vezes”, destaca Tales, que tocou músicas clássicas no saxofone. O evento acontece toda 4ª feira das 20h40 às 21h. As inscrições podem ser feitas no NAP, alunos e professores podem participar.
Sonhos: Não os destruam
Enquanto fazia um relato sobre minha vida, pude perceber quais eram os meus sonhos e desejos reais.
Entre eles, o sonho de ser médico desde os três anos de idade, que foi alimentado e incentivado por meus pais.
Um objetivo exclusivamente meu que, no entanto,estava alinhado aos desejos deles, talvez por sorte ou mero acaso.
De qualquer forma, este sonho não foi destruído pela mais pessimista de todas as palavras: “impossível”.
Quantos objetivos não foram destruídos por causa de certas crenças de pais e adultos que não souberam compreender o que tais desejos representavam para as crianças com as quais conviveram?
Acredito que o maior dano nem seja a não-realização imediata deles, porque é possível retomar e concretizar os sonhos de infância na idade adulta, com o auxílio da maturidade e da autogestão.
Talvez a pior conseqüência seja a criação de uma crença na impossibilidade, na incapacidade e no não merecimento, proveniente da repressão sistemática aos sonhos. Desta forma, passamos a nos negar o direito de sonhar, de desejar; passamos a acreditar que o “verdadeiro” sentido da vida está no que a sociedade considera como verdadeiro.
Somos levados a crer que somente aquilo que é concreto e mensurável tem valor, e assim negamos o abstrato e o subjetivo. Somos incentivados a seguir certas profissões com base apenas na remuneração financeira, e desenvolvemos habilidades técnicas e estratégicas que nos permitam sempre sobrepujar os outros, os “concorrentes”.
Vivemos a vida como se ela fosse uma luta pela sobrevivência, onde vence o mais forte e mais esperto, na ilusão de que é somente isso o que importa.
Nos tornamos seres racionais e lógicos, utilizamos a inteligência para conseguircada vez mais status e poder, acreditando que isto nos trará sucesso e felicidade.
Muitas vezes somos coagidos a abandonar nossos sonhos, nossos talentos que nos tornam únicos, nossos anseios, para realizar e concretizar os sonhos dos nossos pais. Mal percebem eles que, ao agirem assim com as crianças, estão na realidade repetindo o que seus ancestrais fizeram.
Pois eles, muitas vezes pelas condições precárias de vida, pela real necessidade de sobrevivência, pela escassez de alimentos, conforto e segurança, foram obrigados a abrir mão dos seus sonhos. Aprenderam a duras penas a deixar de sonhar, para a cada instante lutar pela própria vida.
Muitos dos pais não percebem que essas condições de vida, no geral, não existem mais. No entanto, em muitas famílias abastadas ainda persiste o hábito, talvez motivado por um medo inconsciente, de cortar as asas aos sonhos de criança, criando indivíduos frustrados e até mesmo infelizes, ainda que bem-sucedidos.
Cria-se indivíduos que vivem com a sensação de que algo lhes falta, e que muitas vezes não são nem capazes de imaginar do que se trata, e vivem se perguntando: “Porque me sinto vazio por dentro, se tenho tudo o que quero?”.
A perda da capacidade de sonhar leva à perda das esperanças;esta, por sua vez, leva à perda do sentido de vida, da razão de viver.
É verdade que só conseguiremos concretizar nossos anseios se tivermos, antes, conseguido alcançar a nossa auto-sustentação. Desta forma, a preocupação dos pais na educação dos filhos é legítima, no sentido de mostrara realidade e querer que as crianças se conscientizem a respeito desta. Mas isto pode ser feito sem destruir os sonhos das crianças; para isso, basta aceitar os desejos delas, o que não significa necessariamente concordar com eles. Você, pai ou mãe, pode achar que essesobjetivospoderãolevá-las a dor e sofrimento, e pode estar certo, considerando as suas experiências de vida. Mas o caminho mais seguro é aceitar tais metas, de forma a poder orientar seus filhos sobre a necessidade de auto-sustentação, o que podeser feito paralelamente ao incentivo de realização dos sonhos deles..
Srs. adultos, pais, irmãos sonhem e deixem as crianças sonharem!
Se não puder alimentar o sonho delas por considerá-lo impossível para você, contribua no mínimo aceitando-o e deixando-os sonhar. Deixe que ele descubra por si só se isto é possível, se estará capacitado e se realmente se sente merecedor dos resultados desses objetivos.
Elas só saberão se um sonho é viável ou nãodepois de tentarem por si mesmas. Só é possível obter resultados e analisá-los após uma tentativa real.
Se a inviabilidade for percebida por experiência própria, nossas crianças estarão conscientes de que pelo menos tentaram.
Se você, pai ou mãe, não possui neste instante recursos para auxiliar seus filhos na concretização de suas metas, deixe isto claro.Assim, eles poderão ao menos escolher entre manter seus objetivos vivos para o futuro oudesistir deles para encarar a necessidade concreta, seja de qual natureza for.
A destruição dos sonhos e desejos leva à descrença em si mesmo, porque destrói algo que é inato ao ser humano: a capacidade de imaginar e buscar situações melhores.
Muitas vezes, uma simples palavra de apoio demonstrando que os pais estarão sempre juntos com seus filhos na busca pelos objetivos destes é capaz de transformar vidas.Pois um sonho é algo que só tem sentido se puder ser realizado por seu detentor, e o mais importante para um pai ou uma mãe é saber orientar seus filhos a obterem sucesso nessa empreitada.
Auto Desconhecido
Palavras aos calouros
"Seu futuro depende de muitas coisas, mas principalmente de você." (Frank Tyger)
Você escolheu viver essa nova jornada em sua vida, então...lute, não desista, vivencie cada minuto, cada dor que leverá ao seu crescimento pessoal.
Amor Pra Recomeçar
Frejat
Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo...
E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante...
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...
Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Prá você não deixar
De duvidar...
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...
Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...
Eu desejo!
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem...
Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar...
Eu desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar
Prá recomeçar...
Aos alunos e alunas
Que bom retornaram a mais um desafio. O retornar diz que cada um (a) aceitou a desafiar-se, a lutar pelos seus sonhos e a principalmente a não se intimidar pelas suas limitações.Tenho certeza que está viagem irá levá-los para dentro de si mesmo e você perceberá o quanto forte é.
Seja bem-vindo a mais um ano!!!!
Recomeçar
Caros alunos da FIC, depois de 4 meses afastada por um motivo maravilhoso que é o nascimento do meu filhote Bernardo; estou retornando no dia 07 de março e saibam que ainda "existe muito amor prá recomeçar... prá recomeçar...
Aguardo a todos na nossa sala para remarcarmos os nossos encontros.
Abraços
Assinar:
Comentários (Atom)


